Assunto de interesse público!
Dentre tantos temas na pediatria, informações a serem divulgadas e dicas para papais e mamães internautas, decidi mudar totalmente o foco do blog para falar sobre um assunto muito delicado: honorários médicos.
Nas últimas semanas, por viver uma situação muito desagradável no consultório, resolvi prestar esse serviço a todos os pediatras e falar sobre assuntos que nos são desconcertantes, pois poderíamos estar ferindo a ética médica.
Como todos devem estar acompanhando, a classe médica vêm reivindicando, junto aos convênios, reajustes sobre os honorários médicos e em especial a pediatria, pois temos uma característica que foge um pouco do padrão. A pediatria trata-se de uma especialidade exclusivamente clínica, ou seja, nossos rendimentos provém exclusivamente das consultas médicas. E nossas consultas são demoradas e imprevisíveis, pois dependem da colaboração das crianças, do nível de ansiedade dos pais e vários outros fatores.
A puericultura é ainda mais especial, pois preconiza a avaliação holistica do paciente, sua saúde física, mental e social. Não trata-se apenas de pesos e medidas, mas da prevenção de doenças, ajustes na rotina e discussões de problemas, sejam eles educacionais, nutricionais e familiares. O pediatra torna-se referência para família que espera nele conforto e soluções práticas, rápidas e infalíveis ( socorro!!!).
E é neste sentido que a pediatria vêm conquistando alguns méritos, e conseguindo valores diferenciados para puericultura, através de um programa de valorização do pediatra e da medicina preventiva.
Recomenda-se que a criança com desenvolvimento normal passe por uma consulta de puericultura duas vezes no primeiro mês de vida e uma vez por mês até completar 1 ano. Após 1 ano consultas a cada 2 meses e após 18 meses a cada 3.
Com isso frequentemente ferimos as regras dos convênios, que determinam que as consultas tenham intervalo de 30 dias ou serão consideradas retorno. Como todo pai já deve ter vivenciado, sob qualquer dúvida ou sinal de alerta, normalmente o pediatra pede que o retorno seja feito em menos de 30 dias.
Quer um exemplo? Se seu filho consultou no dia 4 de Agosto e não ganhou tanto peso como esperado mas também não era nada muito importante, o pediatra irá pedir uma reavaliação precoce e a próxima consulta de puericultura ficará agendada para o dia 28 do mesmo mês, o convênio poderá considerar retorno e não efetuará o pagamento ao médico (este procedimento é chamado glosa). E aqui fica a primeira dica. Quando seu médico pedir uma consulta precocemente por qualquer motivo que seja, orgulhe-se do seu pediatra, pois ele sabe que corre o risco de não receber pela consulta mas mesmo assim prefere acompanhar o paciente de perto. Ao contrário do que muitos imaginam, o pediatra não está tentando ganhar uma consulta a mais.
Mas não seria então um retorno? O que é retorno? Acredito que muitos pais tenham essa dúvida.
O retorno é a reavaliação médica para casos em que a queixa do doente não se resolveu em uma consulta ou precisa ser acompanhado, monitorado como no caso de uma doença aguda (pneumonia, otite...) , resultado de exames ou no caso de piora. Uma questão muito subjetiva que acaba ganhando uma regra generalizada pelos convênios que estabelecem um prazo de tempo pré determinado.
No caso acima exemplificado não trata-se de um retorno, trata-se do acompanhamento natural da criança que será avaliada numa nova consulta de puericultura.
Tudo muito delicado, subjetivo e que merece a individualização de cada caso para se definir o que é consulta o que é retorno. E mais difícil ainda pelo constrangimento da discussão entre médico e paciente que pode não fluir tão naturalmente como poderia ser.
A segunda dica então é discuta com seu médico se tiver oportunidade, mas dê preferência à equipe da recepção, pois eles normalmente são treinados para avaliar cada situação e discutir se for necessário.
O que me motivou a falar sobre isso agora? A perda de um paciente muito querido, e tudo pela falta de informação. Na tentativa de economizar nas consultas a família vinha prejudicando a mim e a instituição em que trabalho. E infelizmente, essa história não tem um final feliz.
Peço desculpas pelo desabafo e por usar este espaço para discutir um assunto tão espinhoso. Mas realmente acredito que até mesmo esse tipo de informação deva ser divulgado e refletido por médicos e pais e que resulte num maior compromisso de um com o outro.
Abraços
Vanessa
Infelizmente os planos de saúde sempre querem sair ganhando, tanto em cima dos médicos quanto dos usuários. E quando se fala em dinheiro muitas vezes isso gera conflitos, pois ninguém quer sair perdendo.
ResponderExcluirVane, não perca a confiança nas pessoas e na vida. Continue dedicada, esforçada e tratando as pessoas com tanto carinho e atenção. Esses obstáculos servem para o seu crescimento.
A saúde de um filho vale muito mais do que uma consulta ou retorno. Vale um amor incondicional pra vida inteira.
É cada vez mais fácil constatar que a medicina é para poucos, e claro, principalmente para aqueles que agem com ética e competência.
ResponderExcluirAfirmar que a família VINHA PREJUDICANDO??? é uma acusação extremamente séria e só deve ser feita se você realmente tem provas para fazer a afirmação.
Como todos sabem os planos de saúde são extremamente caros e os médicos que se associam aos planos, o fazem de livre e espontânea vontade, sabendo exatamente dos lucros e prejuízos que terão.
Poucos são os benefícios que os "clientes" possuem ao adquirir o plano, na grande maioria das vezes, tem o dever de pagar e a dificuldade de marcar consultas com os médicos que desejam o atendimento.
Mas, fazer o que, são regras de um jogo que todos precisam aceitar, ou estão fora.
Como é de seu conhecimento a família em questão, tinha e continua tendo o plano para o seu querido filho através da UNIMED, plano este que você NÃO ATENDIA, por este motivo várias consultas realizadas foram pela emergência, sem qualquer retorno ainda que em períodos inferiores a 30 dias, e, pior, atendidos por ordem de chegada, sem direito a marcar horário, porque tratava-se de “emergência”, mas por acreditar na sua conduta profissional, relevaram todos estes contratempos.
A questão do retorno deve ser discutida entre os funcionários da empresa que você trabalha, pois, este ÚNICO retorno que foi utilizado, apesar de ser um direito do paciente, conforme regulamenta o plano de saúde, somente ocorreu por falta de diálogo, pois se os pais já tinham pago por outras tantas consultas que deveriam e poderiam utilizar o retorno, mais uma não faria qualquer diferença.
Trazer este fato a público ainda que lamentável e desrespeitoso, não é pior do que deixar um bebê desassistido por sua médica conforme seu próprio e-mail: "Sendo assim, a partir de agora, não poderei mais atendê-los".
As consultas estavam marcadas, e pode ser comprovado através de sua agenda na clínica, até o mês de dezembro, com mais de 30 dias cada uma, sem a utilização de qualquer retorno, como de costume.
O pior é que o bebê ficou doente, e os pais não tinham a quem recorrer, pois você evidentemente tem ciência da dificuldade em conseguir uma primeira consulta médica principalmente com pediatra, com menos de 30 à 60 dias.
Como você mesmo cita no seu blog, o pediatra além de cuidar do paciente precisa também muitas vezes acalmar os pais, sobretudo os de primeira viagem como é o caso. Os pais ficaram sem chão, porque a pediatra simplesmente abandonou o paciente, sem se importar com as consequências.
Lamento profundamente o ocorrido, foram dias difíceis, mas desejo de todo coração que você não prejudique mais nenhum paciente seu, como nos prejudicou e ao nosso bebê!!
Dra,
ResponderExcluirAdorei o post, todos nos sabemos que não podemos depender do serviço de saúde publica e infelizmente somos obrigado a financiar a saúde de nossa própria família por meio de planos de saúde.
Todos sabemos que adquirir e manter um plano de saúde familiar compromete muito o orçamento da grande maioria das famílias, e todos sabemos tbem que os médicos são "refens" das operadoras de plano de saúde, que pagam muito mal um profissional que estudou no mínimo 6 anos em periodo integral, sem contar os 2, 3....anos de residencia medica e plantões de 12 e 24hrs. Precisamos tirar o chapéu e agradecer que existem Pediatras disponíveis para socorrer e cuidar da saude de nossos queridos filhos, pois se continuar dessa forma, com baixa remuneração e repasses do plano de saude, imagino que cada vez mais a especialidade de pediatria tende a reduzir.
Uma das situações mais desagradáveis, é descobrir que o seu trabalho não é valorizado, todo aquele esforco e dedicacao nao sao reconhecidos pelos pacientes ou seus pais.Mas sabemos tbem que existem pessoas que alem de nao reconhecerem, agem de forma intencional para prejudicar os profissionais.
Mas de quem e a culpa? Do cliente que paga uma fortuna mensal para dar uma segurança para sua familia e exigem servico de qualidade? Ou dos medicos que são obrigados a submeter as condições e normas dos planos de saude para poder atender?
Nos que somos usuários dos planos de saude, temos que valorizar os profissionais de saude, tentar reconhecer a situação e valorizar o seu medico. Se vc achou um medico compentente em quem confia, você no minimo deveria valorizar seu trabalho para tentar mante-lo sempre perto quando precisar de uma ajuda.
E quem te conhece, sabe que você é exatamente esse profissional que todos os pais procuram, já demonstrou sua competência e dedicação com os pacientinhos e seus pais.
Parabéns pelo seu trabalho! Admiramos seu trabalho
Dra,
ResponderExcluirVocê é uma pediatra de mão cheia, poucas que hoje em dia se dispõe a dar seu telefone, a se preocupar até mesmo fora do trabalho com eles e a enfrentar brigas e confusões para o bem deles, como eu mesma já presenciei.
A Unimed é um plano de saúde ótimo, porém pessoas como você, terei de concordar, não é fácil achar.
Continue sempre assim, uma médica sincera, transparente, competente e humana, minha médica fofa e a pediatra dos nossos pequeninos ;)
Obrigada pelo carinho, queridos! E essa é a maior recompensa que se pode ter. O reconhecimento pelo trabalho prestado e foi exatamente isso que motivou tudo isso. Não são cifras ou regras, mas atitude...;)
ResponderExcluirVanessa
Oi tia Vanessa
ResponderExcluirDificilmente encontramos profissionais com tamanha dedicação a seus pacientes como você...
Seja em qulquer situação sempre podemos contar com sua competência e zelo por seus pequeninos. Continue sendo essa profissional exemplar que você é, e não deixe que os obstáculos deixem que o seu brilho se apague.
Beijocas
Ola Dra. Vanessa,
ResponderExcluirGostaria de agradecê-la pelo seu post. Para mim foi de grande valia. Após uma consulta mensal com a pediatra do meu filho e falei que ele estava com diarréia havia 4 dias, ela me orientou que continuasse hidratando e dando soro caseiro. Como a diarréia não passou após 8 dias. Resolvi ligar para a médica, que me pediu que o levasse a ela para análise. Estou considerando essa visita como um retorno, sabendo que só faz 4 dias que estive nela pelo mesmo motivo. Espero que ela entenda desta forma.
Me tira uma dúvida levei minha filha na puericultura depois de 10 dias marquei um retorno e me disseram que eu teria que pagar uma consulta porque ela não tinha feito consulta e sim uma puericultura .Fiquei muito chateada .Eu não tinha mesmo direito a consulta sem ter que pagar. Te aguardo .
ResponderExcluirObrigada